Como escolher a imobiliária certa para vender ou alugar

Como escolher a imobiliária certa para vender ou alugar

Como escolher a imobiliária certa para vender ou alugar

Escolher a imobiliária certa e fechar um bom negócio pode ser uma tarefa complicada. Para isso, é necessário observar alguns fatores sobre o funcionamento da empresa, suas condições, entre outras questões que podem ser decisivas na hora de escolher o lugar certo para cuidar da sua venda ou locação de imóvel. Confira algumas dicas: 

Observe a infraestrutura da imobiliária 

Não há qualquer problema em fazer negócios com imobiliárias de pequeno porte. Elas, assim como as de grande porte, possuem a mesma dedicação, cuidado e competência. 

Porém, em algumas situações, em razão de uma eventual carência de assessoria jurídica, técnica ou até mesmo na área digital, podem gerar alguns erros no desenvolvimento de suas atividades, o que pode prejudicar o cliente. É necessário estar atento aos recursos físicos e humanos da empresa na hora de escolher a imobiliária certa. 

Fique de olho: erros comuns 

Podemos destacar alguns dos erros mais comuns de algumas imobiliárias sem estrutura adequada cometem.  

Um dos mais graves é a utilização de um contrato “padrão”, sem atualizações constantes diante de alterações legislativas e/ou decisões judiciais, ou ainda sem analisar as peculiaridades da locação e interesses próprios do locatário e proprietário do imóvel. Por exemplo, há diferenças entre contrato de 12 meses e de 30 meses, sobretudo na forma como será gerenciada eventual denúncia da locação pelo locador. Neste, a escolha do prazo de vigência deve ser uma decisão pautada nas especialidades de cada locação. 

Além disso, podemos citar erros na utilização das modalidades de garantia. Uma garantia mal escolhida pode gerar prejuízos as partes, principalmente para o proprietário. 

Por fim, podemos citar ainda, também na locação, a elaboração de laudo de vistoria de entrada pouco aprofundado. Um laudo sem riqueza de detalhes ou sem fotografias detalhadas podem causar, no momento da desocupação, discussões, atritos e eventualmente disputas judiciais entre as partes, inclusive podendo a imobiliária ser responsabilizada. 

Evite dores de cabeça na hora de escolher a imobiliária certa 

Para evitar problemas futuros, quando for escolher a imobiliária certa para fazer sua venda ou locação, conte com a assessoria de um advogado especializado em direito imobiliário para lhe representar. Assim, contará com a garantia de um bom negócio e de que terá todos os seus direitos reservados e devidamente cumpridos. 

Baixar arquivo