Como a baixa da SELIC impacta o mercado imobiliário

Como a baixa da SELIC impacta o mercado imobiliário

Como a baixa da SELIC impacta o mercado imobiliário

A SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) ou a TAXA SELIC, é a taxa básica de juros da nossa economia. Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, tendo um papel relevante na economia do Brasil, além de impactar muito a nossa vida financeira. 

Ela serve basicamente para remuneração dos títulos públicos oferecidos pelo governo, tendo influência em todas as demais taxas de juros do país.

As mudanças da taxa SELIC 

Desde agosto de 2020 ela está fixada em 2% ao ano; mas já chegou a alcançar os 14,25% no ano de 2016. 

As mudanças na Taxa SELIC acontecem também como ferramenta de controle da inflação. Quanto maior a taxa de juros, menor o consumo das famílias brasileiras; por outro lado, quanto menor a taxa de juros, maior será o consumo. 

A influência da SELIC no mercado imobiliário 

Mas, de que forma a baixa da taxa SELIC pode influenciar o mercado imobiliário? Basicamente por dois motivos. O primeiro é que com a taxa SELIC baixa, consequentemente os juros do financiamento de imóvel também ficam menores e o crédito mais acessível.  

O segundo é que, considerando que a baixa na Taxa SELIC traz forte redução na remuneração de poupança, renda fixa, etc, com o baixo rendimento das aplicações, os investidores estão resgatando valores para investir em imóveis, para futura revenda ou locação, aumentando desta forma seus ganhos. 

Em conclusão, a baixa da SELIC traz benefícios para o setor imobiliário e para quem deseja comprar, vender ou alugar. Conte com um advogado especialista em direito imobiliário para lhe auxiliar em sua jornada e garantir que todos os processos sejam realizados corretamente. 

Baixar arquivo